quinta-feira, 18 de março de 2010

Subida

Frio claro e distante. Vento forte e gentil. O ar tem aromas doces e gelados. O sol é constante e calmo. Além dos pássaros e das árvores, só há silêncio. E as pedrinhas que meu coturno revolve pelo caminho, barulho gostoso de pó arranhado.
Os passos seguem um ritmo harmonioso que estranhamente não acompanham meu cansaço. Que eu não sinto, mas que está lá.
O vento bagunça meus cabelos e de repente percebo que não sou apenas pés, coturno e pedrinhas. Olho em volta. A montanha está a minha frente. Baixa, alegre, calma, intransponível até que se chegue lá. E está perto agora.
Olho para cima. Não há uma nuvem sequer. O azul do céu carrega o peso aterrador da paz, da plenitude.
Continuo. Já sem saber por quê.

Conforme meus braços e pés sobem, o céu se aproxima e meu estômago se contrai. Por que será?
O sol que iluminava meus ombros torna-se cada vez mais ameno, e percebo que a tarde vem. Logo escurecerá, mas meus pés e minhas costas não cogitam parar.
Sou mãos, pés e costas agora. Cabelo às vezes quando o vento vem de trás. Só percebo o que dói ou incomoda.
Uma gota de suor escorre. Lembro-me então de olhar para cima. O pico está próximo. E o que era até agora letargia torna-se uma fina e delicada expectativa.
Última mão. Último pé. E finalmente; os olhos, o nariz, a pele, o coração. Sinto cada batida contraindo o resto do corpo. Que sou eu agora. Todo ele.

A vista se alarga até o infinito. O que não pode ser visto é sugerido. Crio pulmões e lágrimas.
Da beirada, vê-se a vida. E transformo-me toda em vontade de pular. Correr e pular. Não sou cair ou voar, sou só me jogar.
E tudo que me resta é estar ali.

6 comentários:

  1. A primeira frase que vem a minha mente é: Essa é minha irmã! Só isso, mais nada... O esplendor das palavras me levaram para dentro da crônica e quase pude sentir o vento, o cansaço e a vida do lugar.
    Simplesmente amei

    Juli Sant'


    Ps: não coloque a culpa no vento, seu cabelo já é bagunçado!! =P

    ResponderExcluir
  2. Gosto do seu jeito de narrar a sensação. Sinto-me transportado também!
    Parabéns pelo Blog, continue firme!

    ResponderExcluir
  3. lendo o blog do S. Charro, vi uma Luciana conhecida e wow!!! você tem um blog agora!!!
    que batuta minha linda!

    sempre quis ler seus textos e agora você me dá essa oportunidade. Primeira impressão: fantástico.

    Vou linkar no meu...
    beijos e saudades

    ResponderExcluir
  4. Agora precisa de coisa nova, eim! rs.

    Beijos, boboca.

    ResponderExcluir
  5. por um instante senti meu cabelo comprido!
    aliás, por esse instante, fui Luciana...!

    ResponderExcluir