sábado, 27 de março de 2010

“Que que vem, né, gente!”

Minha primeira intenção com esse “post” era alfinetar esse aproveitamento da memória do Renato. De dez em dez anos, lançam material “novo” da Legião! É muito engraçado... meio triste até, um pouco revoltante. Mas... é isso, Legião é uma banda e bandas vivem de mídia. Então, basta aos verdadeiros fãs revoltarem-se ou aproveitarem-se dos materiais “novos”.
Pode parecer fanatismo e, confesso, talvez fosse no começo. Mas hoje, mais crescidinha, sei e afirmo: a Legião é mais do que uma banda para mim, o Renato é mais do que um cantor, mais do que um poeta... Posso dizer que suas letras já salvaram a minha vida em muitos sentidos. Durante muitos anos, suas letras eram tudo o que eu tinha. Claro que não era tão dramático assim, mas para mim era e foi a lembrança que ficou.
As palavras até me falham quando o assunto é Renato. Chamá-lo de Renato apenas, parece uma intimidade besta, né!? Mas só quem compartilha desse amor pode entender. É tão profundo, tão intenso, que quando falam dele parece que estão falando de mim. Não é pretensão, não, mas ele está tão cravado em mim que... Difícil explicar...
Fica a memória, então, que é tudo que nos resta. Tristeza? Sempre... Mas não toda hora. Geralmente é só nostalgia mesmo, saudade do que nunca tive, do que nunca vivi, mas que sinto sempre, a cada momento da vida. Seja ele um momento “Que País é Esse”, “V”, ou até mesmo “Tempestade”. Ele foi, sempre será meu salvador, aquele que não me deixa esquecer de quem eu sou. Estou com suas letras sempre, mas me lembro dele “em dias assim... em dias de chuva, em dias de Sol... Do resto, não sei dizer.”

2 comentários:

  1. nossa, falar de Legião para mim é sempre uma honra cara, com toda certeza!
    Tenho que agradecer à influência que minhas irmãs me deram pois foi por ela que eu conheci a Legião Urbana e...você vai me chamar de desgraçada como Charro chamou, mas eu digo,...eu vi o Renato do tamanho de uma formiguinha no Ibirapuera, mas vi...com 7 anos de idade. Essa é com certeza uma das lembranças mais vivas que tenho dentro de mim.
    Acredita que Legião é parte da minha infâcia? Eu brincava de Soldados a tarde inteira...

    mais um segredo: Pais & Filhos é mó clichê, eu sei, mas quando eu passei pro outro lado essa música me emociona, pamonha eu né? rsrs

    ResponderExcluir
  2. Você sabe que foi por sua causa e do seu pai que começei a gostar de Legião né? =)
    Vocês foram uma influência muito forte!

    As músicas do Legião, pra mim, sempre serviram como terapia... porque sempre tem uma música deles que encaixam perfeitamente com o momento que vivemos.

    E essa sempre será minha preferida...

    "...Não sou escravo de ninguém
    Ninguém, senhor do meu domínio
    Sei o que devo defender
    E, por valor eu tenho
    E temo o que agora se desfaz.

    Viajamos sete léguas
    Por entre abismos e florestas
    Por Deus nunca me vi tão só
    É a própria fé o que destrói
    Estes são dias desleais.

    Eu sou metal, raio, relâmpago e trovão
    Eu sou metal, eu sou o ouro em seu brasão
    Eu sou metal, me sabe o sopro do dragão..."

    ResponderExcluir